quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Roubar comida da mesa…

Muitos cães tem o péssimo hábito de pegar comida da mesa, como corrigir?

roubando comida
Antes de saber como corrigir devemos pensar qual o nosso comportamento que leva eles a terem tal hábito, vamos voltar um pouco no tempo.
Cães são parentes diretos dos lobos, tanto que na classificação taxonômica, cão doméstico é Canis lupus familiaris e o lobo Canis lupus lupus, ou seja, pertencem a mesma espécie.

Mas o que isso significa para os cães?
Significa que o comportamento deles é espelhado no comportamento de um lobo na natureza. Muitos de nós já ouvimos falar, quando se trata de cães, de termos como, líder e matilha.

Qual a importância do termo “matilha” o cão?
Este termo para ele significa tudo, pois são animais sociáveis, como nós. Os cães tendem por natureza a formar matilhas, uma sociedade canina. Essa sociedade canina, assim como a nossa sociedade, precisa de um líder. Líder para eles não é o líder que vem dar carinho, leva para passear. Líder é aquele que impõe regras, todo cão feliz é um cão que seu líder dita regras.

Mas qual o papel do líder?

Liderança em cães surge naturalmente, tanto pode um chihuahua ser um líder de uma matilha como um Dobermann, no universo canino não existe essa diferença. Nós humanos somos e DEVEMOS ser capazes de ser líderes de nossa matilha doméstica.

 
Para seu cão ele não está roubando a comida, ele está pegando o que é dele por direito. Normalmente na sociedade canina, o líder se alimenta primeiro e depois o resto da matilha se alimenta.

Seu cão acha que é seu líder. E toda vez que ele consegue roubar comida ou quando ele pede você dá, o comportamento está sendo recompensador, ou como chamamos reforço positivo (é adicionar algo que faça ele a repetir, ou seja, ele roubou a comida e instantaneamente ele será recompensado e fará novamente).

Para corrigir tal comportamento deveremos ser líderes, e todo líder precisa de espaço e limita o espaço, devemos criar uma fronteira imaginária e fazer com que o cão não ultrapasse esta fronteira, e se o fizer deveremos colocar para trás da fronteira.

 fronteira
Ele poderá vocalizar (latir, gemer..) pois não está acostumado a tal tratamento, poderá também testar sua autoridade (invadindo seu espaço). NUNCA SE DEVE BATER FISICAMENTE um cão, pois ele não irá associar o ato à ação a ser repreendida. Deve-se com toda paciência (pois um líder é PACIENTE) colocar ele de volta no lugar, e nunca dar atenção. Lembre-se dos “3 não”: Não bata, Não olhe, Não dê atenção. Simplesmente continue agindo como se nada estivesse acontecendo.


Depois de um tempo você irá se surpreender com seu cão, pois ele estará respeitando a fronteira.

Dúvidas sobre o post, favor comentar.

2 comentários:

Ana Maria disse...

Parabéns Netinho!!! Estou adorando seu blog, acredito que vai ajudar muitas pessoas.

Bjss

Unknown disse...

Ola tambem gostei muito do blog, parabens, me ajudou muito!!

Yellow Puppies Blogger Template | Template Design | Elque 2008