quinta-feira, 4 de março de 2010

Porquê os cães devem se socializar

Normalmente na rua percebemos donos que não deixam seus cães socializarem, ou por medo, receio, ou porquê seu cão é “anti-social”

Porquê então devemos deixar que os cães se socializem?

Nossos cães são animais sociais assim como nós, só que o modo em que eles se apresentam é diferente de nós. Cativar animais que não estão acostumados a ter uma vida social com outros da sua própria espécie deixará o animal receoso, agressivo ( ou por medo ou por liderança, geralmente mais por medo) ou ainda animais medrosos.

Os cães, assim como os outros animais têm meios de identificar os outros por sua singularidade, nós humanos possuímos a digital (ranhuras na ponta de nossos dedos que são singulares). Os cães se identificam pelo cheiro ao redor do ânus. Este local possui glândulas que secretam odores que para o animal revela a idade, estado de saúde, posição social na matilha, dentre outros…

cachorro_cheirando

Animais que não possuem tal contato com outros tendem a ser agressivos, por tal motivo devemos encorajar desde novo a ter tal contato. Animais mais velhos em que o contato não foi permitido, poderá sim ser feito, mas com cuidados necessários como por exemplo,  se identificado princípio de agressão você não deve pegar o cão, pois vai reforçar sua liderança, você deve corrigi-lo com o “toque”.

0 comentários:

Yellow Puppies Blogger Template | Template Design | Elque 2008